Problema eléctrico? Faz-lhe um "chante"

O “chante” significa resolver um problema eléctrico que se resume a fazer passar a corrente eléctrica suprimindo um termóstato, interruptor ou até resistência. Se um destes elementos estiver avariado e não deixar passar a corrente eléctrica, o que costuma ser a causa de grande número de avarias, a solução está no “chante”. O caso da resistência é para crentes, o do interruptor é para técnicos e o do termóstato é para criminosos. O “chante” também pode servir para contornar um entupimento ou fuga de água em tubos, não sendo tão característico, a “filosofia” é a mesma.



É difícil encontrar a definição deste termo, é certamente um estrangeirismo, barbarismo, a não ser que “ligação directa” se possa considerar o seu vernáculo. Um exemplo prático: imaginemos que avaria o interruptor dum aparelho eléctrico, como p.e. um secador de cabelo: a solução é fazer um “chante”, ou seja, ligar directamente o fio, que até então estava a passar energia pelo interruptor e dessa forma controlava-se o fornecimento, sendo que depois disto, ao ligar-se a ficha à tomada, o aparelho começa logo a trabalhar.
Cumplicado? Talvez, depende da nossa relação com a electricidade. Há quem fuja destas coisas... no fundo, trata-se de fazer uma emenda, com a advertência de que deve desligar o aparelho da corrente antes de proceder ao “chante”.
A explicação pode não ser a melhor e o “chante” não deve ser solução para tudo, aliás, pode verificar-se o quanto pode ser perigoso abusar desta técnica, mesmo a nível jurídico, como este cibernauta exemplifica num fórum a adulteração dum contador de electricidade: 

«(...) bandido como sou, as melhores maneiras de poupar energia ou pagar os minimos e muito simples por debaixo do vidro do contador a uma tampa preta com um selo de garantia (inviolavel) ahahahaha podemos comecar por ai pegamos num furador de precisao que e dakeles muito finos e colocamos por entre o buraco junto ao arame e passado de alguns minutos temos o selo violado ou para ser mais rapido pegamos no mesmo furador e alargamos so o buraco de maneira a cortar o arame 4 mm ou 5mm abaixo mas isso deixo para vcs verem qual a melhor maneira depois retiramos os 2 parafusos da tampa e abrimos estao la dentro 3 chantes de cobre estilo de regua no chante do meio da esq para a dir ou vice versa lol desapertamos os 2 parafusos da regua e corremos a regua para o lado direito de frente para o contador e o contador para de marcar depois deixemos estar assim 2 semanas sem contar 1 a contar e ai esta 1 das maneiras: outra mais simples mas que da mais nas vistas e ao nivel da roda de amianto fazer um buraquinho com um ferro quente muito fino da grossura dakelas flores de plastico com arame por dentro pq e isolado (apesar da roda ser de amianto nos nao sabemos o que pode correr mal) intruduzimos o arame e mais uma vez esta ele sm contar outra vez : ou senao temos akela situacao nas casas velhas mas nao menos boas nesse caso podemos passar um cabo por tras ate o podemos tirar directamente do postalete dasss. espero que consigam poupar uns euros pq eu quando estava em portugal ja poupava uns escudos»

Não é para fazer o que este senhor escreve (... e mal), é apenas para referir o tema “chante” que, por sinal, não será dos melhores testemunhos a utilizar para explicar o termo, dado que o sujeito se refere a “chantes de cobre estilo de regua” o que, sinceramente, não consigo imaginar quais são mas devem ser reais porque, pelos vistos, aparecem nos contadores.
Atenção: a expressão “tirar directamente do postalete dasss” quer dizer usar, usurpar, roubar a electricidade dum poste público.

Sem comentários:

Enviar um comentário