Adicionar “amigos” no Facebook é censurado


No centro de ajuda do Facebook pode ler-se: “O Facebook é um local para estabelecer ligações com amigos, familiares e outras pessoas que conheça pessoalmente”. De facto, esta “regra” tem a sua feição ao spam, em consideração, aparenta estar relacionado com a privacidade, não obstante podermos relativizar a mensagem não desejada, porque é disso que o spam se trata. Quem decide e ajuíza o que é spam? O que pode ser spam para mim, pode não ser para outrem. Tanta preocupação por parte do Facebook em preservar os seus utilizadores! Nem parecem fundamentadas todas as queixas que a rede das redes já recebeu até hoje… Se alguém recebe um pedido de amizade no Facebook duma pessoa que não conhece tem todas as possibilidades de não aceitar, perguntar à pessoa (remetente) de onde conhece o destinatário p.e., e até pode mantê-lo em “banho-maria” e decidir mais tarde. Muita boa gente gosta de conhecer novas pessoas, desconhecidos portanto,  trocar ideias. Há pessoas que adicionam outras por conhecê-las mas que de forma pessoal não estabelecem ligação frequente ou até nenhuma, dada a “correria” dos nossos dias, tornando-se assim o Facebook a ajuda que faltava para manter as ligações. Existem casos de vizinhos que contactam na rede e quase sem se encontrarem pessoalmente.
Pois bem, se uma pessoa decide desatar a adicionar pessoas como amigos está sujeita a ver a sua conta bloqueda. Para quem nunca se apercebeu, o mesmo item no centro de ajuda diz o seguinte: “Se foi impedido de adicionar amigos no Facebook, é provável que isto se deva ao facto de muitos dos seus pedidos de amizade enviados recentemente terem ficado sem resposta. Isto pode acontecer caso tenha enviado pedidos de amizade a pessoas estranhas, ou pode dever-se a outro comportamento que os membros do Facebook tenham denunciado como indesejado ou não apropriado. Poderá adicionar novos amigos em breve. Quando isto acontecer, lembre-se de apenas enviar pedidos e mensagens a pessoas que já conheça. Caso contrário, poderão ser impostas novas limitações adicionais à sua conta”. É duvidoso? Depende do que para nós é ou não indesejado. Depende do que entender-mos ser um “amigo”, de facto. Depende de cada um, individualmente. O que não entendo é como se podem combinar e organizar manifestações, movimentos. Como nos poderemos aperceber e ficar inteirados sobre o que se passa por aí, o que pensam os outros e como poderemos partilhar com eles opinião. O que deve a revolução do Egipto ao Facebook e redes sociais? Como poderemos ajudar alguém oprimido se ele não nos avisar? Será que Mr. Zuckerberg, como cidadão americano, pensa que nunca terá que passar o que esses povos passaram? Estará ele convencido que na América existe um regime democrático de tal maneira imune à opressão e controlo popular que nunca lhe passou pela cabeça ter inventado a “arma” mais moderna do mundo? Não há razões para bloquear as contas do Facebook a quem procura “amigos”. Há sim razões para o Facebook se preocupar com o seu próprio “entupimento”.

6 comentários:

  1. Isso aconteceu comigo, não consigo add ninguém :-( até quando hem?

    ResponderEliminar
  2. Eu já estava desanimado achando que ninguém iria botar a boca no trombone sobre essa estupidez do facebook. Da primeira vez fui bloqueado por sete dias, depois por catorze e agora por 30 dias duas vezes. Meu crime? Aceitar o oferecimento do proprio bisonho facebook que me apresenta pessoas e diz: "talvez você conheça". Adiciono e se a pessoa (no seu direito) não aceita sou bloqueado. Quanta idiotice!!

    ResponderEliminar
  3. Grande estupidez dos responsáveis do facebook talvez esse seja o seu inicio do fracasso que tantos outros tiveram ate ao fim.

    ResponderEliminar
  4. Apoio totalmente os termos do artigo. E Mariza, vc foi perfeita no seu comentário e inclusive me ajudou muito, tirando dúvida minha!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente o facebook cometeu um erro grosseiro e sinceramente espero que este seja o inicio do fim desta rede social, pois ela limita o usuário apenas aos amigos que conhece pessoalmente e aquela pessoa que você visitou e achou interessante mais não conhece, com certeza você nunca fará amizade com ela se seguir as regras do face, e se não seguir pode ter sua conta bloqueada, sinceramente para quem ganhou milhões de dólares com essa rede social está se mostrando um verdadeiro burro.

    ResponderEliminar
  6. Me adicionem no face, aceito todos!
    https://www.facebook.com/poderzao.cmt

    ResponderEliminar