Furacão e Apito caçam Benfica

Andavam eles à caça de Bobi e Tareco, nas trevas, horas a fio dentro da carrinha das escutas, em revezaria, e eis que apanham o Sr. Mendes a falar de Snoope e Piruças, com a filha do Vara (outro rafeiro). Quer se dizer… e pode-se dizer: O feitiço virou-se contra o feiticeiro? Não será bem isso. As escutas… as malditas escutas que não serviram de nada sem outra prova que confirmasse o que nelas se ouve ou sem nexo que se encontre entre elas e os factos que se queriam provar, as tais que, analisadas com atenção não passam de conversas de café, as tais escutas que invadiram a privacidade de Pinto da Costa e outros, revelaram que, afinal, a tão pronunciada "verdade desportiva" ainda é coisa que estará num estado difícil de entender para alguns que andaram a sonhar até agora. 
A edição do passado dia 12 de Junho do Correio da Manhã noticia que a investigação às transferências de jogadores do Benfica começou com escutas no âmbito do processo Furacão, referente ao branqueamento de capitais no sistema bancário. O agente FIFA Jorge Mendes é referido na notícia, avançando o jornal que as escutas que o visaram, como interlocutor, estão no mesmo processo que levou a Judiciária a fazer buscas no estádio da Luz e foram apanhadas na investigação de branqueamento que tinha como alvo o FC Porto e que foi aberta na sequência do Apito Dourado. O jornal ressalva, porém, que Jorge Mendes nunca foi o alvo directo da investigação nem nunca foi ou é arguido.
O título da notícia do CM, em abono da coerência com a matéria, deve ser corrigido para «Furacão e Apito caçam Benfica», já que se Mendes nunca foi alvo nem arguido, há que retirá-lo do título, correcto? Assim, ficará um título ou manchete mais sugestiva.
Será que Snoope e Piruças vão ficar orfãos num furacão, que não o terrível que evacuou mais de 1 milhão e matou mil a 280 à hora por Nova Orleães em 2005, mas um tal que é investigação a fraudes fiscais e branqueamento de capitais em Portugal?…  Não destrói, não mata, é lento e corre o risco de nem entrar na escala. Vem ao caso, já que se fala de (nomes) de animais, cães e gatos, porcos, um livro escrito por Karen O’Toole, “Orphans of Katrina” que é uma incursão sobre o que aconteceu com os cães abandonados após o furacão Katrina – o maior resgate de animais algumas vez feito.
As escutas foram apanhadas na investigação de branqueamento que tinha como alvo os azuis-e-brancos e que foram abertas na sequência do Apito Dourado. No entanto, convém ao referido jornal frisar que o processo em que se investigam as transferências do F C Porto têm igualmente suspeitas de branqueamento, fraude fiscal e burla, pois nada a que o clube em causa e o seu presidente não estivessem já habituados. Há muitas escutas que foram já "arquivadas" – lê-se na notícia - por ser difícil o seu enquadramento criminal. E dificilmente alguma vez poderão ser usadas para punir comportamentos disciplinares, já que a Justiça não as enviou para os órgãos desportivos, o que é pena, porque assim estaríamos provavelmente perante o tão esperado “Apito Encarnado”. Enigmático ou simplesmente indiscreto é o que o CM conseguiu decifrar: as secções do DIAP que coordenam estas investigações são diferentes. Por exemplo, no caso do Benfica, o processo principal encontra-se na 3ª secção, que é responsável pela investigação das burlas. O processo que visa o FC Porto está a cargo da área onde se investiga a corrupção. Ou seja, além de vislumbrar sossego para a Comissão Disciplinar da Liga que não vai inventar nomes para apitos, depois do “Final”, percebemos que a possibilidade de o Benfica se ver envolvido em escândalos de corrupção é reduzido. O que poderá sair dali é um caso de “engano fraudulento”. O CM apurou também que: «não há arguidos».
Já que não vislumbramos um tratamento a estes casos igual ao que Pinto da Costa e F C Porto estiveram submetidos, ou seja, não vamos ver Luis Filipe Vieira e o Benfica acusados de corrupção, viciação de resultados desportivos, tráfico de influências, aliciamento de árbritos através de dinheiro e prostitutas, dado que a motivação não é igual, ao menos gostaríamos de ver no Youtube as escutas que incriminam os dirigentes e demais “trafulhas” do clube da Luz para assim o povo ficar esclarecido e poder entender o que realmente é a “verdade desportiva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário